home / Atividade / Via

Via

Mais de 50 anos na realização de obras no âmbito da via-férrea, em vários continentes e em projetos de dimensão nacional, conferem à Somafel um vasto currículo e um estatuto de referência na Engenharia Ferroviária.

A Somafel está dotada com recursos especializados e dispõe dos mais avançados equipamentos e meios tecnológicos que, aliados à sua experiência, garantem a sua elevada qualificação para todas as intervenções no âmbito da via-férrea, incluindo as de alta velocidade.


Renovação Integral da Via
A renovação da via é um processo de conservação sistemática que procede à substituição dos materiais da superestrutura da via, em fim de ciclo de vida ou que decorre da necessidade de optimização do desempenho das vias-férreas. Este processo tem como característica principal a condicionante de ser realizado com as vias em exploração, ou seja, com necessidade de recurso a trabalhos em períodos de suspensão da circulação ferroviária.

 

     
 Substituição de Via com Pórticos  Desguarnecimento Mecânico  Descarga de Balastro

 

 

Construção de Vias Novas
A construção de  vias novas é um processo distinto da renovação por duas razões:
» i) porque ocorre sobre uma plataforma para assentamento de via nova, não existindo operações de levantamento de materiais velhos e de desguarnecimento.
» ii) porque não existem as condicionantes conexas com o decurso da exploração ferroviária. 

 

Descarga dos Carris

Montagem da Via

Soldadura Elétrica