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Manutenção

Manutenção de Via
A manutenção/conservação de via tem sido uma das mais importantes atividades da Somafel, com intervenções, desde 1974 e de forma praticamente ininterrupta, na rede ferroviária convencional portuguesa.

Estas atividades são realizadas sobre vias em exploração normal, pelo que, de uma forma geral, são desenvolvidas predominantemente em regime noturno (interdições de via).


As operações de manutenção dividem-se em 3 grandes tipos de ação:

» MPS (manutenção preventiva sistemática): trabalhos de inspeção, diagnóstico e intervenções de rotina em equipamentos e instalações, com periodicidades pré-definidas, de modo a conhecer as condições em que se encontra a infraestrutura e reduzir a sua probabilidade de avaria;
» MPC (manutenção preventiva condicionada): trabalhos de regeneração, de forma planeada, em resultado das observações e diagnóstico obtidos no decurso dos trabalhos de manutenção preventiva sistemática, de modo a garantir a funcionalidade e a aptidão dos equipamentos e instalações;
» MC (manutenção corretiva): destinada a reparar avarias ou funcionamentos deficientes ocorridos em serviço.

 

MPS Inspeções de Via MPS Ataques Ligeiros MPC Ataque Mecânico Pesado

 

Manutenção de Catenária
No âmbito da especialidade de Catenária, as atividades de manutenção/conservação desenvolvidas pela Somafel tiveram início em 2004 e têm abrangido a rede ferroviária convencional e as redes urbanas dos metros ligeiros de superfície.


A especificidade destas atividades implica procedimentos obrigatórios de corte de tensão na catenária, com interrupção da circulação ferroviária. Estas condições impõem que estes trabalhos de manutenção sejam desenvolvidos predominantemente em regime noturno (interdições de via com corte de tensão).


As intervenções de manutenção e conservação das redes de catenária incluem as metodologias de trabalho afetas aos três tipos de ações acima descritas para a via, concretamente a MPS, a MPC e a MC em curso na rede ferroviária portuguesa.