home / Atividade / Engenharia/estudos e projetos

Engenharia/Estudos e Projetos

 

Criado em 1994 com o objectivo de dar resposta a concursos nacionais de concepção/construção de obras de via-férrea e catenária, o Gabinete de Estudos e Projetos da Somafel está hoje equipado com recursos informáticos e meios humanos especializados que detêm uma larga experiência, sedimentada ao longo de quase duas décadas de atividade.
Um dos primeiros desafios deste gabinete foi a realização, em 1995, do projecto de catenária para a empreitada de Modernização da Linha do Norte, sub-troço 1.1, numa extensão de mais de 100 km, tendo em vista o conjunto de acessibilidades e a integração da Gare do Oriente no programa da exposição mundial Expo98. Desde então têm sido realizados os mais diversos projetos, não só em Portugal como também em França, Marrocos, Tunísia e Argélia.

 

O contínuo apoio e acompanhamento das empreitadas realizadas pela Somafel, procurando as melhores e as mais inovadoras soluções técnicas e construtivas, tem resultado numa otimização do processo construtivo e, simultaneamente, tem permitido adquirir uma aprendizagem suplementar baseada nos resultados práticos provenientes da implementação das soluções preconizadas em obra. Desta interação surgiu, inclusivamente, o registo de uma patente relativa a um Sistema de Alinhamento por Meio de Tirantes na Construção de vias-férreas Embebidas (patente de invenção n.º 102941).


Recentemente, para fazer face ao projeto de Alta Velocidade em Portugal, foi constituído o AVIAS-Grupo Ferroviário para a Alta Velocidade, A.C.E., onde a Somafel tem participado ativamente na conceção e desenvolvimento de um sistema de rede aérea de tração elétrica que permite velocidades de exploração de 350 km/h.