home / Equipamentos / Via/catenária/construção civil

Via/Catenária/Construção Civil

A constituição do Parque de Máquinas Ferroviárias foi sempre desenvolvida na ótica da seleção de equipamentos tecnologicamente inovadores, no sentido da satisfação das necessidades específicas dos clientes nacionais e internacionais.
Em 1956 a Somafel procedeu à aquisição e colocação em operação da primeira Atacadeira Pesada de Via, sendo pioneira em Portugal na mecanização dos trabalhos de

via-férrea.


No crescimento contínuo e diversificado do Parque de Equipamento Ferroviário destacamos a aquisição de modernas máquinas, nomeadamente:
» Atacadeiras, Desguarnecedoras-Crivadoras de Balastro, Regularizadoras de Balastro, Máquinas de Soldadura Elétrica de Carris, Estabilizadoras Dinâmicas de Via, Dresinas de Catenária, Esmeriladora Pesada de Carris, Desguarnecedora de Balastro com tecnologia por vácuo e Vagões especiais para detritos de desguarnecimento do balastro.


A empresa dispõe de Atacadeiras de ataque contínuo para o tratamento de via corrida e de ataque de Aparelhos de Mudança de Via (AMV).

As Atacadeiras Universais são utilizadas simultaneamente para a via corrida e para os AMV.

 

Estas máquinas, de elevado nível tecnológico, estão equipadas com os mais recentes sistemas computorizados de aquisição e retificação do traçado geométrico da via, para satisfação dos requisitos técnicos da construção e manutenção da rede ferroviária convencional bem como da rede de alta velocidade.


Com equipamentos de elevado desempenho, operados por técnicos experientes e altamente qualificados, a Somafel proporciona aos seus clientes um serviço ferroviário integrado, com elevados padrões de qualidade.


Fichas informativas referentes a alguns dos nossos equipamentos, onde se pretende evidenciar as características técnicas mais relevantes, encontram-se disponíveis em:

 

Principais Máquinas de Via e Equipamentos de Catenária

 

A Somafel dispõe ainda de uma gama completa de equipamentos ligeiros de via, sistemas computorizados de medição e de controlo, múltiplos meios de transporte e de logística de apoio e equipamento diverso de construção civil.