SOMAFEL CONSOLIDA PRESENÇA NO REINO UNIDO

SOMAFEL CONSOLIDA PRESENÇA NO REINO UNIDO


Um ano e meio após entrar no Reino Unido, a Somafel encontra-se hoje numa posição consolidada neste mercado e com boas perspetivas comerciais para o futuro.


A Somafel iniciou a sua atividade no Reino Unido em novembro de 2016, através da prestação de consultoria técnica de catenária. Neste âmbito, assinalam-se o contrato estabelecido com a Network Rail e, em agosto de 2017, com a Atkins, para colaboração no desenvolvimento do projeto GWEP – Great Western Electrification Project – 25 kV UK Series 1. 

Já a atividade de construção da Somafel no Reino Unido teve início em abril de 2017, fruto de uma parceria com a empresa inglesa Hedson Rail estabelecida para a execução de trabalhos de catenária para a Balfour Beatty e que visavam a eletrificação da estação terminal da Crossrail a sudeste de Londres, Abbey Wood. Ainda no âmbito desta “joint-venture”, foi executada diretamente para a Network Rail a empreitada de electrificação de Gospel Oak to Barking, uma via que interliga duas importantes linhas a norte de Londres: a East Coast Main Line e a London Overground. Em paralelo, foram também realizados trabalhos de remodelação de catenária em Barking Riverside para a empresa Orion.

Em junho de 2017 foi oficialmente registada a Somafel - Railway Construction, S. A., com morada em Salisbury, Wiltshire.

No desenvolvimento das atividades da Somafel no Reino Unido, a empresa tem sido amplamente reconhecida pela competência técnica dos seus colaboradores, estando esta a ser reforçada através da obtenção e reconhecimento de competências profissionais dos seus técnicos, que os dotem dos graus de especialização mais elevados no país.

Materializando uma aposta contínua na formação, a Somafel criou, no seu estaleiro central de Oliveirinha, uma escola de formação de catenária, especialmente vocacionada para técnicos e oficiais nos mercados externos. No caso do Reino Unido a primeira fase de testes e de exames foram realizados em Portugal e em Inglaterra, tendo os colaboradores da Somafel tido uma elevada taxa de aproveitamento e habilitação para trabalhar naquele mercado.

De forma sustentada a Somafel tem vindo a dotar os seus colaboradores de um conjunto de formações técnicas e, de conhecimento da língua inglesa, que lhes permita cumprir os exigentes requisitos do mercado do Reino Unido e se preparar para os próximos desafios.

Acompanhando o desenvolvimento de grandes projetos.

Dentro das perspetivas comerciais da Somafel no Reino Unido, salienta-se o interesse e acompanhamento do desenrolar de grandes projetos no panorama ferroviário. Em particular, o planos de investimento na linha convencional Control Periods 6 (CP 6) 2019/2024, estando previstos grandes investimentos em eletrificação e via, entre eles se destaca o segundo grande projeto de alta velocidade do país, denominado High Speed 2 (HS2), cuja primeira fase corresponde ao troço compreendido entre as cidades de Londres e Birmingham

Além da atual presença em Obras de catenária a Somafel pretende acompanhar oportunidades de via neste mercado.