Ambiente

  

 

Na sequência do seu plano estratégico, a Somafel iniciou, em 2003, a implementação e desenvolvimento formal das suas práticas ambientais no domínio da sua atividade, assim como nas suas infraestruturas fixas, especificamente nas instalações do seu Parque Oficinal e na Sede. Todo este esforço permitiu implementar um Sistema de Gestão Ambiental (integrado com o da Qualidade) e certificá-lo no início do ano de 2005, de acordo com o referencial NP EN ISO 14001.


Em todos os projetos em que participa, a Somafel integra os aspetos ambientais nos  processos de planeamento e tomada de decisão na construção, renovação e conservação das infraestruturas ferroviárias no que respeita à avaliação dos aspectos ambientais que decorrem das suas actividades, estabelecendo práticas que permitam a anulação ou minimização de eventuais impactes negativos.

 

Os resultados alcançados até hoje, em termos de protecção e defesa do ambiente, foram conseguidos devido à qualificação e envolvimento de todos os que connosco colaboram, assim como da comunidade presente nos locais onde atuamos.